Blog

Medo de Dentista

Já faz um bom tempinho que “medo de dentista” é coisa do passado!!! Aliás, coisa do passado para quem quase não tem passado rsrsrsr. Estou falando das crianças de hoje.

escovando dentes

Acredito que essa mudança deveu-se a um dos maiores sucessos mundiais obtidos pela prevenção no mundo da saúde.

Digo no mundo da saúde porque jamais vi tamanho sucesso no campo da prevenção quanto ao alcançado na odontologia. 

Fluoretação SherlockNos idos anos 80 (os de 1980 mesmo, no século 
passado, logo ali…) eu ainda cursava a universidade (OSEC, hoje Unisa) e participando da “Semana POP” evento que a faculdade de odonto fazia realizar levando seus alunos juntFluoretação 1o às comunidades próximas para levantar o índice CPOD (cariados, perdidos e obturados) dos estudantes da rede pública, foi quando fiquei sabendo pela primeira vez sobre a implementação do “flúor” na água de abastecimento público, e se não me falha a memória a
Cidade de Campinas era uma das pioneiras em nosso Estado neste programa. creme dental

Daí pra frente, houve substancial redução do índice de cárie na população, algo estimado em torno de 65%

desenho-dental-coloring

Acredito que a melhora da saúde bucal de nós brasileiros também esteja relacionada com a indiscutível capacidade dos Cirurgiões Dentistas nacionais além do salto de qualidade dos cremes dentais (que em sua maioria contém flúor), sem contar que as escovas de dente acompanharam a evolução dos automóveis que segundo Collor não passavam de carroças…

dentista-gremista-01

Bem, voltando ao medo de dentista, coisa do passado, embora não para minha geração – assunto para outro dia – hoje em dia as crianças não tem nenhum receio de se sentar numa cadeira de dentista…

dentista

… e ainda tem aquelas que adoram ir ao dentista

bebe escova

A figura do odontopediatra, o dentista que cuida de crianças por assim dizer, também me parece um grande responsável pela nova relação “dentista x paciente”.

A eliminação do tal “medo de dentista” começa a ser construída logo na primeira visita da criança ao profissional. Obviamente procura-se que neste contato inicial não exista nenhum procedimento invasivo que possa provocar desconforto,  o que é muito provável quando existe a preocupação em prevenir!

Sendo assim, foi dado o primeiro passo para acabar com o “medo de dentista”.

dentista-gremista-03

Portanto, a prevenção que começa com o flúor na água de abastecimento público, que passa pela qualidade dos cremes dentais atuais e por que não dizer da qualidade das escovas dentais e do nível de conscientização da população em relação aos hábitos de higiene oral culminam, em nossa opinião com dentes saudáveis muito menos sujeitos às cáries e outras doenças.

Hoje, em face de conseguirmos manter os dentes das crianças sadios graças aos diversos procedimentos preventivos, que aliás é bem mais barato que tratar dentes estragados, eliminamos o medo de dentista!

 004 260615

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *